quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resumos dos Capítulos - Parte II

Capítulo 7 – Segunda-feira, 4 de maio de 1981 – De Salvio diz a Pereira que perderam a carta que escrevera a seus pais. Gennaro lhe diz que isso aconteceu porque na carta ele falava mal das pessoas da fazenda. À noite, Isabel começa a pensar em De Salvio. Este, por sua vez, diz a Pereira que pensa em Isabel por ela estar mais perto que Carmela. Na Imigração, Hernández diz ao agente que os patrões não gostaram de seu serviço e que pretende ir para a Argentina. De Salvio escreve uma carta, sabendo que Décio irá lê-la, com um recado para ele, ofendendo-o. De Salvio é escalado para tirar o leite das vacas. Isabel, ao saber disso, fica feliz da vida. No dia seguinte, quando De Salvio está fazendo a ordenha, Isabel e Biá vão até lá. Décio lê a carta de De Salvio e manda chamá-lo.

Capítulo 8 – Terça-feira, 5 de maio de 1981 – Isabel pergunta a Décio o que estava escrito na carta que o deixou tão nervoso. Décio não responde e manda De Salvio se retirar. Décio comenta com Nena o que estava escrito na carta e promete se vingar de De Salvio. Isabel diz a Biá que está apaixonada por De Salvio. Pereira, ao saber que Biá esteve no curral de manhã, diz a De Salvio que irá fazer a ordenha com ele. Júlio e seu pai, Olavo, vão à fazenda de Décio. Isabel pede a Júlio que lhe dê um tempo para pensar sobre seu casamento; Júlio concorda e promete manter segredo quanto a este pedido. Quando voltam para casa, Júlio comenta com Olavo o que prometeu a Isabel. Com raiva, Olavo fala em voltar à fazenda e contar tudo a Décio. Júlio diz que, se ele o fizer, desistirá do noivado por conta própria.

Capítulo 9 – Quarta-feira, 6 de maio de 1981 – Ainda com raiva, Olavo diz a Júlio que ele não mais se casará com Isabel, pois ela lhe perdeu o respeito. Isabel e Biá colam os pedaços de uma carta destinada a Gennaro e que havia sido rasgada por Décio. Isabel leva a carta até De Salvio, pensando em pedir-lhe para lê-la. Quando começa a falar, se arrepende e tenta esconder a carta; De Salvio não a deixa fazê-lo, a abraça e beija. Em casa, Isabel comenta com Biá o que aconteceu no curral. Olavo fala com Décio sobre o pedido que Isabel fez a Júlio. Para disfarçar a maneira como Isabel voltou do curral, Biá diz que ela sentiu um disparo no coração. Preocupado, Décio diz que ela terá que ir a um médico, o que a deixa assustada.

Capítulo 10 – Quinta-feira, 7 de maio de 1981 – Nena leva Isabel ao médico. Júlio comenta com Olavo que a situação está insustentável para o presidente Deodoro. Isabel volta e diz a Biá que quer andar pela fazenda pois o médico lhe disse que andar faz bem à saúde. Ao verem Isabel e Biá passarem, De Salvio e Pereira as seguem. De Salvio diz a Isabel que a ama e ela se entrega completamente. Pereira diz a Biá que a ama e ela fica sem saber o que fazer, pois também gosta dele. Pereira a segura e a beija. Os dois ainda estão sob o efeito do beijo, quando ouvem passos; é Honório que se aproxima, desconfiado. Pereira foge e Biá chama Honório para entretê-lo. Honório desconfia e resolve procurar Isabel. Pereira se arrepende de ter fugido e volta para ajudar De Salvio.

Capítulo 11 – Sexta-feira, 8 de maio de 1981 – Um capítulo conciso. A fuga de Isabel abalou profundamente a estrutura da família. A mãe tomou as dores da filha. O pai-patrão aceitou o desafio das subalternas e impôs linha dura. Novamente, Décio utilizou-se do falso moralismo e da filosofia educacional do chicote, sua arma tão conhecida no trato com os escravos. Biá recebeu ordem do pai para mudar para o quarto da irmã. Para Biá, isto não representou uma simples mudança. Significou: deixar de ser uma simples bastarda para receber o tratamento digno de uma princesa; ser herdeira de uma grande fortuna; e perder a amizade da melhor amiga. De Salvio e Isabel também estão enfrentando dificuldades. A ex-grãfina pegou a enxada e assumiu o papel de colona na fazenda onde antes foi a sinhazinha. O italiano ficou abalado ao ver calejar as mãos que anteriormente lhe tocavam com leveza. (R. A. B. J.)

Capítulo 12 – Sábado, 9 de maio de 1981 – Isabel tenta negar que esteve com De Salvio, mas acaba confessando e pede a Nena que a ajude. Biá conta a verdade para sua mãe, Tude. Conversando com Décio, Nena deixa escapar que Isabel ama De Salvio, e Décio promete castigá-lo. Nena conta a Isabel o que aconteceu e ela manda Biá avisar De Salvio para que ele fuja. Décio pega um revólver e diz a Nena que irá atrás de De Salvio. Conversando com Pereira, De Salvio diz que está pensando em não fugir e enfrentar Décio. Isabel resolve fazer alguma coisa para ajudar De Salvio. Os dois ficam sozinhos e Pereira sai com Biá. Décio dá a Honório a ordem de eliminar De Salvio. Biá se entrega a Pereira e depois se assusta com o que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário